-
Arquitetos: CEPLAN, CoGa Arquitetura
- Área: 968 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Continet, Deca, Granitina do Brasil, Isoeste, Jatobá, La Fonte, Mobiliário, REFAX, Siemens, Suvinil, polimix
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Módulo de Atividades e Serviços Comunitários foi desenvolvido para atender a demanda de espaços para comércio, alimentação e convívio nos Campus Darcy Ribeiro da Fundação Universidade de Brasília. O projeto foi padronizado para racionalizar a construção e reduzir o prazo de execução. Foi denominado como Módulo de Atividades e Serviços Comunitários (MASC) os edifícios destinados ao Campus Darcy Ribeiro. Neste Campus os módulos foram localizados no Norte (próximo aos Pavilhões), Centro (próximo ao RU e FT) e Sul (próximo ao IQ e FS).
O programa de necessidades para o Módulo contempla: 06 espaços Multiuso de 14,22 m2 cada;03 espaços de Alimentação de 48,35 m2, 50,42 m2 e 78,85 m2;Vestiário Público Masculino e Feminino de 37,52 m2 cada;Vestiário de Funcionários Masculino e Feminino de 9,68 m2 cada;Vestiário para Portadores de Necessidades Especiais de 4,41 m2;Depósito de Material de Limpeza de 4,70 m2; Depósito de Material Esportivo de 16,76 m2;Área de Estar e Covívio de 484,27 m2;Quadros elétricos individualizados para cada espaços Multiuso e Alimentação; Gás canalizado e individualizado para cada espaço de Alimentação.
O edifício foi desenvolvido em pavimento térreo para garantir a mobilidade dos usuários. O espaço coberto abriga três volumes dispostos alternadamente onde estão localizadas as funções distintas. O primeiro concentra os espaços multiuso, o segundo, com a mesma dimensão do primeiro, abriga os vestiários, e um módulo maior foi destinado à alimentação. No espaço remanescente fica localizada a área de estar e convívio para instalação de mesas e bancos. O partido arquitetônico adotado buscou separar as diferentes funções do edifício conformando uma praça interna coberta como espaço de permanência.
A estrutura é tradicional, em concreto moldado in loco, e a vedações em alvenaria de tijolo furado rebocada e pintada. Os brises serão de linha industrial, em alumínio natural. A preocupação aqui foi manter um custo baixo para a edificação. Materiais de acabamento deverão seguir o padrão atual adotado na UnB, barateando e simplificando sua manutenção.